Na planificação da unidade didática são definidos os objetivos a atingir e a forma de fazer a análise crítica dos videoclipes. Além disso, indicam-se atividades a realizar após a receção e compreensão da análise semiótica realizada aos 4 videoclipes escolhidos. Pretendemos que esta seja uma metodologia motivadora de outras atividades, a realizar com videoclipes, em contexto pedagógico.

Este guião de trabalho destina-se a jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 20 anos. Apesar da possibilidade de adaptação ao contexto pedagógico em que decorre a análise dos videoclipes, a presente proposta está elaborada de modo a ser possível trabalhar os 4 videoclipes, em sala de aula, ou em outro espaço, em 2 tempos de 90 minutos, cada.

Objetivos

  • Descodificar mensagens objetivas e subliminares contidas nas letras, músicas e imagens de videoclipes de grande audiência.
  • Identificar  representações de género, modos de violência pessoal e social, modelos de relação, que possam estar associados, ou ser geradores de discriminações e violências associadas ao género.
  • Estimular o espírito crítico de jovens ouvintes e espetadores, capacitando-os para discutir e compartilhar as suas reflexões, entre pares.
  • Prevenir várias formas de violência entre jovens e promover uma cultura de igualdade e liberdade, com recurso a produtos digitais.

Estratégias

  • Apresentar uma metodologia de análise de videoclipes, que possa ser utilizada, com jovens entre os 14 e os 20 anos, em diversos contextos de aprendizagem (escolas, instituições juvenis, entre outros), para promover a reflexão crítica de comportamentos e atitudes, veiculados por esses recursos audiovisuais;
  • Orientar a análise de conteúdos dos videoclipes, através da mensagem contida na letra, nos símbolos imagéticos e nas variantes musicais daqueles produtos específicos;
  • Dar ênfase a questões de discriminação em função do género e de várias formas de violência, contidas nos videoclipes, por se constatar, através do trabalho de campo realizado, a prevalência de situações graves e recorrentes, a este nível, entre o público-alvo, destinatário principal deste trabalho;
  • Propor a realização de atividades, que tenham em conta a experiência adquirida, a autoanálise e o trabalho cooperativo;
  • Promover situações de aprendizagem que podem culminar em momentos de discussão e de debate, em atividades de escrita, dramatizações, ou mesmo em projetos de realização de vídeos (individuais ou em grupo).

Recursos

Como recursos disponibilizamos versão integral, UnMusic e vários momentos (Cut) de 4 videoclips: “Rolling in the deep”, de Adele, 2011; “We found Love”, de Rihanna, 2011; “Wrecking Ball”, de Miley Cyrus, 2013;“Chandelier”, de Sia, 2014;

Uma proposta de análise semiótica de cada um; a letra de cada canção, com tradução para português; um mapeamento e uma grelha  que ajudem a guiar a análise dos videoclipes nas suas várias componentes: imagem, música e letra, com resumo das temáticas abordadas.

Coordenação do Projeto:

Coordenação científica

Financiamento: