Guião UNPOP é um  produto pedagógico de promoção de uma cultura de igualdade e liberdade, uma cultura de não violência,  que permite trabalhar, em contexto educativo, videoclipes, onde estão presentes representações de género, no que respeita à erotização e sexualidade dos corpos, modelos de relação, que podem estar associados, ou ser geradores de discriminações e de violências.

Este guião procura dar um contributo pedagógico à formação integral de jovens, tendo por base a Constituição da República Portuguesa (Artº 13º – Principio da Igualdade; Artº 25º – Direito à Integridade Pessoal; Artº 26º – Outros Direitos Pessoais;  Artº 73º – Educação, Cultura e Ciência; Artº 74º – Ensino) , a Lei de Bases do Sistema Educativo (Artº 3º – Princípios Organizativos; Artº 9º – Ensino Secundário (objectivos) ) e o Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho.

É resultado de um trabalho sistemático de investigação a partir de um estudo empírico, realizado em contexto educativo, junto de jovens estudantes do ensino secundário. Incidiu sobre as preferências, conteúdos em contexto de consumo de videoclipes musicais, por parte de jovens, tendo sido visualizados quatro videoclipes e em seguida recolhida a descodificação destes produtos audiovisuais, em interação com grandes grupos, incindido sobre as mensagens contidas nas letras, músicas e imagens.

 

Partes Constituintes do Guião

Planificação da Unidade Didática

Na planificação são definidos os objetivos, as estratégias e as atividades a desenvolver para a análise crítica dos videoclipes.

Recursos

Como recursos, são disponibilizados: versão integral, versão UnMusic e vários momentos (Cut) de 4 videoclips; uma proposta de análise temática, as sinopses e respetiva análise semiótica; a letra de cada canção, com tradução para português e um mapeamento (representação gráfica dos diversos momentos e formas de abordagem), ajudam a guiar a análise dos videoclipes, nas suas várias componentes: imagem, música e letra.

Coordenação do Projeto:

Coordenação científica

Financiamento: